5 de março de 2011

Suit Full of Colours por Mariana Oliveira






Suit Full of Colours por Keep Breathing

E adorei… Adorei… Adorei apenas… Obrigada!


Suit Full of Colours por Crisanto

Antes de começar quero dizer que não gosto. Sim não gosto. Posso não gostar não posso? Então eu não gosto.
Porque é que não gosto?
Utilizando uma linguagem de rua : -“ Não bateu pá”.
Parece Gift a ir pelo caminho mais fácil.
Peço desculpa mas não me apetece escrever mais nada. Quando uma música não mexe comigo tenho dificuldade em escrever sobre ela.

PS : Se alguma das próximas músicas chegar perto da grandiosidade da The Singles prometo ser um bom menino para o resto do ano.






Suit Full of Colours por Cube



A canção de hoje está a ser particularmente difícil de lhe pegar; é sempre assim, as coisas mais simples são as mais difíceis, e estar enamorado por este tema desde o primeiro minuto não ajuda (o amor não é suposto ser fácil, certo?). A minha costela de romântico-inveterado-mas-céptico-como-um-raio estremeceu quando ouviu este Suit Full of Colours, pérola de entrega e rendição máxima entre dois seres. E sem dúvida que aqui the less is more, o crescendo eléctrico entra no momento certo e não há um único momento excessivo.

Por alguns momentos lembro-me do que é estar apaixonado por alguém; e sabe bem, deixar-me levar pela voz da Sónia, enquanto me recordo da sensação de falta de ar quando avistamos o nosso amor, pela “pianada” do Nuno, quando me lembro das trocas de afecto, e pelas guitarras, que só daqui a uns tempos se saberá quem as toca, a batida (there´s a drumming noise inside my head that pulls me to the ground) da bateria que me faz bater palminhas nas minhas coxas, sincopadas pelo ritmo. Yeah, i´m that nerd.

Someday, sometime, somewhere







Suit Full of Colours por SoFree

Confesso que fui um pouco influenciado antes de ouvir a música. Nas minhas feeds de RSS, começo por ler a letra. Não me deixam dúvidas sobre do que se irá tratar a música, nem de para quem foi escrita.

"If you’re lost, sometimes we all feel down
Explode your love your feet will never, ever, touch the ground…"

Nas redes sociais, pessoas choram e dizem que é a música mais linda de sempre. Tudo o que eu conheço da música é um poema bonito e sentido, obviamente crio uma expectativa em torno da música... que depois não se concretiza. Muito pelo contrário. Acordei esta manhã, expectante como sempre que tenho um novo download do explode. Seria uma balada? Não.. esta letra pede aquela alegria a que o álbum já me habituou. Ou será que não?

Play.

Primeira reacção? Olha a voz da Sónia! Mas... demora a arrancar... e quando chega ao refrão, soa-me estranho. E soa-me a algo que já ouvi em algum lado. É "bonitinho". Uma música "bonitinha". É só isto? Não. Uma harpa mágica, sons tirados de um filme da Disney despertam a segunda parte da música. Snow Patrol? Isto faz-me lembrar aquela música do gajo deitado no meio da rua, à espera que alguém o vá lá buscar (ou de ser atropelado).

Não é que esta Suit Full of Colours me incomode (até agora só uma música da banda o fez). Mas não me diz nada... Não se pode gostar de tudo. E se for esta for a música que eu menos gosto de todo o álbum, também não será uma coisa má. Tenho a noção que esta música vai ser a favorita de muita gente. Especialmente adolescentes. E será a música favorita até à paixoneta seguinte. A música é "bonita", mas efémera. Mesmo que o som fique a ecoar no ouvido depois de acabar.. é só uma questão de tempo até esquecer.

Para mim, esta música foi pintada em cinzento. E por isso vou correr para o sítio onde encontro o vermelho, verde e azul, toda a alegria que este álbum, mesmo estando agora a meio, já tem para me dar.



Suit Full of Colours por Jumpman

"It's easy to understand, try a different view."

É mesmo isto. Ontem lía o texto da La Folie e não podia concordar mais com ela. A verdade é que por vezes temos aquela noção do que queremos que um álbum seja e do que estamos à espera e quando não sai exactamente como desejamos, parece que falta alguma coisa e o modo "rant" entra em efeito. Foi o que aconteceu ontem. Acho que só faz bem de vez em quando libertarmos um pouco do que vai cá dentro, tendo sempre em conta que não se deve ser muito sisudo em relação às coisas. Há músicas que não entram logo à primeira, é normal. A sensação que uma música transmite é um conjunto de muitos factores e não depende só da própria música.

Confesso que apreciei a ironia cósmica de tudo. Aqui estava eu a ouvir a nova música e a pensar que tinha acabado de levar com o Karma como se tivesse sido um autocarro a passar por mim! Sem dó nem piedade. Mas lá está, sentir a música e sentir uma banda é isto mesmo. É o ser critico de tudo. Por vezes até de mais, alguns podem dizer e com alguma razão. Quem não sente não é filho de boa gente, já diz o ditado.

Quando recebi a Suit Full of Colours, desliguei o complicómetro e ouvi a música pela música. Se gostei? Gostei muito. Sentir a música é deixar também a nossa envolvente contribuir para isso. E ontem, ouvi esta música acompanhado, muito bem acompanhado. E soube muito bem ouvir a voz, que tanto critiquei estar ausente. É uma música simples, ligada a um único sentimento. Amor, puro e simples, daquele que acontece "once in a lifetime".

Fazer críticas a músicas de uma banda que nos diz tanto, por vezes pode ser um exercício um tanto esquizofrénico. Sentir-me-ia pior se sentisse indiferença. Tenho a certeza que daqui a algum tempo voltarei a este blog, vou ler o que escrevi sobre as músicas e continuarei a concordar com umas e com outras nem por isso.

Estamos a meio da viagem, continuo com a mesma vontade de descobrir cada música e perceber o sentimento que me desperta. Venha a próxima.





Suit Full of Colours por LaFolie

Da dificuldade de não pertencer às massas

Dá para passar? Tenho mesmo que escrever sobre essa música?
Tenho que confessar que hoje é muito difícil escrever aqui. Hoje é a prova que não pertenço as massas. Fui espreitar os comentários um pouco em todo o lado. E parece ser unânime : toda a gente ADOROU. Para a próxima, nem vou ver. Alias devia ser a regra neste blog. Mas por uma vez fugi a essa regra.
O que faço? Sinceridade acima de tudo, não é? Senão este blog não fazia sentido.

Então vamos lá. A musica estava a começar tão bem. E PUM, entrada da bateria e guitarra e já não sei o que dizer. Lembrava-me outras musicas, o problema é as musicas que me lembrava. Juro que a ouvi muitas vezes, é a musica pela qual dei mais oportunidades. E se dei! E nada. Absolutamente nada.

Hoje é a prova que não pertenço às massas.
Hoje é a prova que os gostos não se discutem.

Nota sobre esta música :

"But I, being poor, have only my dreams;
I have spread my dreams under your feet;
Tread softly because you tread on my dreams. "
William Butler Yeats







Suit Full of Colours por Marcos

“Suit Full Of Colours” é, para mim, quiçá, o melhor tema de “Explode” e, arrisco-me a dizer, um dos melhores de sempre – sim, de sempre. Perante isto não consigo acrescentar muito mais...
Não consigo descrever o que sinto ao ouvir “Suit Full Of Colours”. Gosto. Gosto de gostar. Gosto porque gosto. Ponto final! Mas porquê? Porque sinto. Sentir. Amor. Sim, é isso. Amor.
Fecho os olhos. Que maravilha! Tão bonito! Tão profundo! O meu peito enche-se de emoções. A voz da Sónia Tavares arrebata-me. Deixa-me desarmado. Emociona-me como nenhuma outra o consegue. Não tenho palavras... “I will give you all my love”. Que perfeição! A canção explode. E eu também. Tantas emoções. Estou arrepiado.
Sinto que este texto não faz jus ao que sinto. Porque apenas consigo sentir. E sinto tanto...!
Obrigado The Gift! Obrigado por me fazerem sentir coisas tão bonitas!





Suit Full of Colours por AndréGift

Depois de falarmos da falta que a voz da Sónia faz neste disco, eis que surgem provas do contrário. "Suit full of colours" é uma melodia, onde a voz é a protagonista que nos canta e embala ao ouvido. Para mim a melhor, até agora...Diferente das que já conhecemos, o que me leva a pensar se este disco terá uma "espécie" de dois lado, um mais electrónio e ritmado e outro mais minimalista, intimista e com destaque para a voz (????)...

A música começa com o piano e voz, evolui, entra a bateria e há, mais para a frente, uma explosão, onde entra a harpa e apercebemo-nos que é fácil gostar desta música. Eu gosto mesmo dela. Não me canso de a ouvir...
Daria um bom segundo single...Nesta melodia encontra-se o regresso dos gift ao passado...e num disco com tantos aspectos novos, diferentes, regressar ao passado pode não ser mau.




Suit Full of Colours por Geminus

Estou sentado isolado no canto perdido de um quarto escuro e frio. Abraço os meus joelhos e escondo a cabeça. Começo a escutar um sussurro familiar que vai crescendo. Mais claro e mais forte. Um arrepio que me faz sentir aconchegado e me traz lembranças antigas, como se fossem braços de algodão puro a cobrir-me. São as asas de um anjo que me acolhem, me tornam leve como as suas penas e ajudam a flutuar. Mãe, cheiram a ti. E acolhem-me…
Encolhido sobre mim mesmo, volto a estar dentro de ti como nunca mais tinha estado. Protegido no teu calor, ouço o bater do teu coração perto de mim e sei que já não estou sozinho, pois tenho o teu mundo.




Suit Full of Colours por Even_Flow

“And isn't it ironic... don't you think?”

“quem quiser que acrescente
da sua lavra
que a bom entendedor meia palavra
basta, é só
adivinhar o que há mais
os segredos dos locais
que no fundo são iguais
em todos nós”