9 de março de 2011

Race is Long por Mariana Oliveira





Race is Long por Jumpman

Gosto da música, faz-me ter vontade de dançar, de dar uns quantos berros enquanto a ouço.
Veio-me à memória, a You Know. A espontaneadade de uma mosh num sitio qualquer, que acabou por se tornar sagrada e um ritual.
O saltar como um puto, uma espécie de liberdade confinada a um curto período de tempo e espaço físico. Sensações boas, "no worries".
Vou gostar de a ouvir nos concertos. Bem rodeado. Vai saber bem.

É isto.



Race is Long por Even_Flow

Número 10

Demorei muito tempo a decidir o que havia de escrever sobre esta música. Não porque tenha algo particularmente difícil de exprimir. É que na verdade não tenho absolutamente nada para dizer. Não gostei particularmente de nada na música. E vice-versa.
Lembrou-me uma série de outras músicas dentro do mesmo universo musical e foi tudo.
É mesmo difícil escrever-se sobre “nada”. Se isto fosse uma das minhas maravilhosas frequências, fazia um esforço para inventar umas quantas coisas bonitas ou elegantes, a dar aquele ar de que percebia imenso do assunto e tinha imensas opiniões.
Mas sobre músicas não consigo fazer o mesmo. Quase que estive para escrever “é engraçadinha”, mas até me arrepiei, porque a música me parece bonita, porque entendo a mensagem, porque até tinha tudo para eu gostar. Se calhar é do pós-carnaval. Ou do pós pôr-do-sol. Um dia tento outra vez!
Como dizia uma canção qualquer, a mim passou-me ao lado.



Race is Long por Geminus

Esta música marcou-me mais pela alegria e pela simbologia que transmitiu. Por tudo o que ao longo destes 10 dias vivemos juntos, que só poderia ser traduzido em felicidade, comunhão. Enfim: sorrisos!
Lembro-me de cada espera desesperante para que mais uma música fosse disponibilizada; o êxtase por fazer o download e os sentimentos ao ouvir os primeiros sons das melodias.
E as últimas notas... As finais, que ditam o silêncio que sucede o fim de cada música… Depois, os sentimentos que começavam a fervilhar em catadupa enquanto escutava música e que explodiam a preencher o vazio que ficava com o seu fim.
Não consigo esquecer a irritação depois da Let it be by me. Foi inevitável começar a resmungar: Mas o que é isto? Mas para quê?! Juro que não entendo! Onde está a VOZ?! (Agora sorrio ao lembrar…)
Vem-me à memória também o The Singles… Toda a confusão de sons, melodias, a letra continuamente a alterar. Alegria, melancolia, alegria, melancolia, alegria! Bom, o Nuno teve um acesso de esquizofrenia?! (E agora sorrio novamente ao conseguir apreciar a beleza de cada tema e ao pensar como daria quase um álbum novo..)
E recordo, sem dúvida, os vários temas que me arrepiaram, me fizeram sentir que valeu a pena a espera. E vocês sabem quais são…
Foi uma longa viagem que fizemos juntos e que partilhámos. Pode parecer o fim, mas a mim cheira-me apenas a início de uma vasta caminhada ainda por percorrer…
Que venha a última




Race is Long por AndréGift

Está quase a terminar esta viagem que de tão fascinante que foi passou tão depressa.
"Race is Long" começa com uma carga de energia e ritmo contagiantes. Gosto das vozes em conjunto mas considero um exagero neste disco. A Sónia tem uma voz linda e assim fica disfarçada, o que acaba por não ser muito agradável, se bem que nesta música nem soa mal...

Quando gosto dos temas não sei muito bem como o descrever...Por isso fico-me por aqui esperando pelo último (ou não) tema deste excelente "Explode". Volto já!



Race is Long por Marcos

Play. Agrada-me. Uma canção típica de “Explode”. O início é característico do mais recente rumo sonoro dos TheGift. “RaceisLong” possui aquilo que, quanto a mim, falta a “LetItBeBy Me”, por exemplo. A repetição existente nesta última não me convence. Mas “RaceisLong” faz jus a “Explode”, e de que maneira! Ouço-a vezes sem conta, inrepeat. Não me canso de ouvir. Play, again. A melodia é viciante.Penso na letra. A que se referirá? Isso, agora, não é o mais importante. Fica-me no ouvido o seguinte verso: “Justwrite a beautymelody.” A melodia deste tema conquista-me. É empolgante. E assim resumo este “RaceIsLong” – “a beautymelody”.

Algo a apontar a este tema? Não querendo ‘bater no ceguinho’, mas prefiro ouvir a voz de Sónia Tavares num registo mais cru (à falta de um outro adjectivo que melhor o descreva). Eu sei que vocês percebem o que quero dizer.

Play, again. O refrão é tão cativante. “RaceisLong” conquistou-me, pronto, ponto final.

Entretanto, já só falta 1 dia, 1 música, 1 texto... Falta preencher aquele ‘espacinho’ entre a “LetItBeBy Me” e a “RGB”. O que será? Já sinto a nostalgia do fim desta viagem tão gratificante que tem sido participar nesta iniciativa.

Até amanhã, amigo(a)s giftiano(a)s!


Race is Long por Cube

Porque é bela a arte? Porque é inútil. Porque é feia a vida? Porque é toda fins e propósito e intenções. Todos os seus caminhos são para ir de um ponto para o outro. Quem nos dera o caminho feito de um lugar donde ninguém parte para um lugar para onde ninguém vai! Quem desse a sua vida a construir uma estrada começada no meio de um campo e indo ter ao meio de um outro; que, prolongada, seria útil, mas que ficou, sublimemente, só o meio de uma estrada.

Fernando Pessoa in Livro do Desassossego




Race is Long por Keep Breathing

Primeiro: devia haver uma lei que proibisse o envio desta “Race is Long” depois da “Always Better…”. Aliás, felizmente que no álbum, a ordem será exactamente ao contrário, porque ouvir esta música hiper-banal depois daquela obra-prima é pouco menos que tortura!
Segundo: ah, se calhar lá estou eu a colocar a fasquia demasiado nos píncaros… Ah, se calhar, depois da “Always Better…”, tudo me iria parecer mau… OK, admito que sim. Mas, ainda assim, esta “Race is Long” é mesmo fraquinha…

Sei que disse ter algumas reservas relativamente a várias músicas deste “Explode”, afirmei que não chegavam ao nível a que os The Gift me tinham habituado... Esqueçam tudo isso! A música de hoje superou – para baixo – todas as minhas críticas! Esta “Race is Long” nem sequer chega a ser indie-pop da moda, nem sequer me faz sorrir… Isto hoje correu mesmo mal… e eu fiquei mais do que frustrada…

Para mim, esta é a pior música do álbum e duvido que a passagem do tempo (e das audições) me venha a fazer mudar de ideias. Até porque conto saltar esta “Race is Long” à frente sempre que o CD chegar a esta faixa – prefiro ouvir a “Always Better…” duas vezes.


Race is Long por SoFree

"The race is long and we're not strong to realize the end is near..."

Esta é mais uma música que, à primeira escuta, me soa muito estranha. Gosto do seu lugar no alinhamento. E gosto, em geral, da sua melodia. Sim, é estranha. Mas vem consolidar bem a sonoridade deste Explode, que é tudo menos homogénea. Dizer agora se a música me diz muito ou pouco parece-me indiferente. Talvez por si só fosse uma música pouco interessante. Mas ainda assim... gosto de a ouvir. Cresce em mim a cada nova escuta, tal como aconteceu com "Let It Be by Me".

Correr de mãos dadas...

Falta uma peça do puzzle. Há imenso tempo que olho para aquele buraco no #2 do alinhamento com imensa curiosidade... Esta "Race is Long" tem um papel importante em evitar uma divisão do álbum em "parte alegre" e "parte introspectiva". Serve também para limpar algum mel que estivesse a escorrer do final da Suit Full of Colours. É uma música livre e despreocupada, positiva também. E é uma despedida também. A música que se lhe segue é já algo especial, como um 2º ou 3º encore (já depois de quase todos se terem ido embora), dedicado apenas aos resistentes. Race Is Long faz as vénias do Explode, despede-se com um sorriso.

Um sorriso a dois.




Race is Long por Crisanto

Não tenho nada para dizer sobre esta musica, ainda…Continuo a apreciar o nascer do sol. Depois da música antes desta não me ficou nada para dizer agora, nada.
Deixo aqui um pequeno texto de uma amiga minha sobre a “Always better if you Wait for the Sunrise”, enjoy.

" o titulo da musica assusta-me. E começo a ouvir os primeiros acordes e rapidamente percebo que esta música me vai revolver as entranhas e tenho medo.
Medo, porque a verdadeira batalha das nossas vidas é a que travamos connosco.
Entro nesta viagem já cansada. Exausta do caminho que ficou para trás.
Só quero chegar a casa.
Esta minha viagem foi longa e tinha um ponto de partida, mas não tinha o de chegada, e eu n sabia.
Não sabia que se podiam ter saudades de coisas desconhecidas. E isto eu não consigo explicar.
É ai que te descubro outra vez. Na verdade, aprendo que podemos descobrir a mesma pessoa várias vezes.
E contigo descubro a minha casa. É aí que descubro o porquê do meu caminho. Tu és a minha casa... e tal como a Sónia canta, arranca-me do peito esta certeza, quero ter-te ao meu lado porque o meu lugar de encontro com a vida.
Mesmo que me queira ir embora de nós, não consigo. Não posso. Morria se o fizesse. O corpo mantinha-se, mas vazio. E isto também n consigo explicar.
Só sei que valeu a pena regressar de um onde desconhecido para chegar ao lugar de onde nunca saí... nós.
Revejo o momento.
Dizer que és a minha pele é pouco. Dizer que percorrer o caminho que percorri, para chegar a este lado, cheia de tudo e sem nada, é nada, comparado com ficar contigo até um nascer do sol qualquer. Segurar-te e abraçar-te.
Os Gift escreveram a bando sonora da minha vida.
Leva-me para casa.
Deixa-me descansar.
Deixa-me respirar-te.
Deixa-me ficar... só ficar... em casa.”
SJ





Race is Long por LaFolie

Hoje perdi-me nos fados.

Hoje perdi-me nos fados. Perdi-me na alma portuguesa. Perdoem-me, mas hoje não era o dia dos The Gift. Hoje os The Gift não entraram comigo na tasca do Chico(proibido a maiores de 18 anos). Hoje foi dia de fado. A música dos The Gift não é a única que me enche a alma o fado é um bom exemplo disso. Perdoem-me hoje estar a falar de fado.
O pior disto tudo é que são 02h45 dia 10 de Março de 2011 e estou a ouvir novamente a Race is Long, que até é uma boa musica. Muito boa até. Perdoem-me. A vida é feita daquilo que nós vivemos. E hoje não vivo Gift.

Há um mundo musical para além dos The Gift. Há uma alma além dos The Gift, e essa alma de que falo está no fado.

A minha alma encontra-se aqui, no meu fado preferido :