2 de março de 2011

Mermaid Song por Andrégift

Vou começar pelo fim. Durante o dia de hoje escutei as 3 músicas uma série de vezes. Quero ter a certeza do que digo sobre as músicas dos Gift e expressar o que elas me transmitem. Reparo que é injusto, para todos nós que aqui escrevemos, avaliar uma música apenas com um dia de audição. Senti isso hoje. A música "The Singles" soou-me estranha, muitas músicas dentro de uma só, muitos ritmos diferentes...
Ouvia hoje e o sentimento foi totalmente diferente. Gostei de toda a diferença que existe na melodia e, sim, reconheci os Gift em muitas partes da música. Com a RGB o sentimento pernamece. Foi amor à primeira escuta!!! :)

Em relação à terceira música: Chegou mais cedo, pelo menos ao meu e-mail. Os primeiros acordos levam-me a viajar. Depois apercebo-me que estou em Oriente. Nesta "Mermaid Song" sinto a India por todo o meu corpo. Transmite-me calma, serenidade, pela forma como é cantada pela Sónia e pelo Nuno (julgo ser ele)!!!Vejo-me a tomar um chá envolto num silêncio apaziguador.

Ao terceiro dia o balanço é mais do que positivo. As músicas surpeendem-me a cada dia e de cada vez que as escuto descubro novas particularidades. Por hoje é tudo. Amanhã mais uma descoberta, mais um novo som para nos encher a alma...








Mermaid Song por Crisanto

Esta música não é para homens complexados.

É uma música para delicada e é para ser deliciosamente devorada do princípio ao fim (nem sei se isto é bom português). Tipicamente doce, tem uma dose de sonho. Há muito tempo que não ouvia nada tão bonito, sim bonito, no verdadeiro sentido da palavra. É daquelas músicas para ouvirmos a sós, namorando o nosso ego. Fui completamente embalado sempre que a ouvi. Não é para partilhar, é para guardar e não contar a ninguém que ela existe.
Como não sou um homem complexado posso dizer, não me importei de ser embalado por uma voz masculina. Esta música também deveria ter pelo menos 12 minutos.

Para acabar gostava de dizer mais uma coisa:
Eu fui muito crítico dos últimos trabalhos dos Gift, da mesma forma venho aqui dizer que estou completamente rendido a “eles” novamente. Estou mesmo, mas mesmo feliz. Por mim, por nós, e por eles. Conseguiram-me arrebatar novamente, e que saudades eu tinha disso.
Tenho 1,85, tenho 90 kilos, 32 anos e pareço um puto a cada música nova que recebo.

Obrigado.






Mermaid Song por Marcos

“Mermaid Song” começa. Uma atmosfera mais introspectiva. Um universo cósmico. A voz de Sónia Tavares surge. O registo é diferente. Pausa. (Ouço com atenção.) A linha melódica é constante. Não me parece haver variações. Aqui e ali, um interlúdio mais experimental. O ritmo mantém-se. Sinto a falta de uma explosão. Uma reviravolta. Outra emoção. “Mermaid Song” acaba. Para já, estranhei. Não me vou precipitar. Vou amadurecer a minha opinião.

Play again…

Vai-se entranhado. Pouco a pouco. Mas ainda a estranho. Continuo a sentir falta de algo…

Play again…

Fecho os olhos. Sinto-me embalado. A voz sussurra-me ao ouvido. Entranha-se mais. Já compreendo “Mermaid Song”. A cada audição compreendo-a cada vez mais. Uma canção de embalar. Um murmúrio. Acho que a melodia já me entrou no ouvido.

Play again…

Sim, já.






Mermaid Song por Geminus

Numa sala vazia negra és um ponto branco brilhante crescente no centro, como se tivesses roubado toda a luz deste espaço. Qual bailarina numa caixa de música, giras e rodopias a encantar-me com a tua graça desajeitada, mas perfeita. Dás passos para mim e retrocedes em jeito de provocação. E sorris, de braços abertos e ondulantes, convidativos. Invisível, deixo envolver-me na tua dança e permito que os teus braços de mármore abracem o meu corpo, para que te acompanhe…

O preto e o branco têm lugar num álbum a cores. E sabe tão bem…






Mermaid Song por Even_Flow

She’s got a mermaid heart

Azul! Azul, azul, azul. Aquele azul tão azul como uma onda do mar que entra dentro de nós. O azul dos sorrisos molhados, do sal a secar na pele, dos olhos a brilhar de prazer. O azul dos gritos, por dentro e por fora, e dos risos eternos. O azul das pegadas na areia, da brisa morna, como que um suspiro contínuo, um suspiro descontraído enroscado em si mesmo. O azul dos golfinhos contra a rebentação.

O azul gordo e quente, salpicado de estrelas, nas noites sem luar. O azul de uma guitarra que se ouve ao fundo, sempre com a mesma melodia, sempre com a mesma cadência, tão suave que podia ser parte de um sonho. O azul dos dias que passam sem pressa e se vão espreguiçando. O azul que esconde um mundo de silêncio e de mistério, de bolhas que rebentam, de milhares de cores camufladas, de uma vida que parece quase etérea. O azul da imaginação sem limites, dos sonhos a voar em nuvens, dos segredos, das antecipações. O azul dos desejos, dos mais profundos e arrebatadores desejos. O azul confortável e seguro, onde apetece ficar para sempre, como que berço recuperado. O azul dos air e o azul do ar. O azul dos detalhes e dos grandes planos. O azul que acorda e o azul que embala.

Azul! Azul, azul, azul.







Mermaid Song por LaFolie

Um dia hei-de ser adulta.

Hoje dei conta que sou a pessoa mais velha aqui. Não é por acaso que falo disso ao som desta música. Não é por acaso, não. 34 anos. Acreditem, é verdade. Na minha cabeça ainda tenho, sei lá, 20 anos. Algum dia passei os 30 ? Isso é mentira, só pode. Algum dia serei uma pessoa adulta ? Não, e não quero ser, obrigada, mas deixo isso para os outros. Deixem-me com as minhas loucuras por favor, com os meus sonhos, aqueles que tinha quando tinha 15 anos e que o mundo era meu. Deixem-me seguir o que o meu coração diz.

Ao som da música, hoje ainda tenho muito menos. Estou nos braços da mulher mais importante da minha vida, a única que sabe realmente quem sou.

Mãe, prometo, um dia hei-de ser adulta, mas antes disso canta-me uma música para eu adormecer por favor. Que o mundo lá fora é muito feio.
E já agora mãe, podes cantar-me aquela música? Sabes, aquela que gosto muito. Sim é essa. A Mermaid Song .

Um dia hei-de ser adulta. Prometo.






Mermaid Song por Keep Breathing

Ouvi esta música como deve ser ouvida: de frente para o mar e muito perto da sereia. Há pouco mais de seis anos os The Gift lançavam o AM-FM e, quase em simultâneo, começava algures uma estranha relação onde alguém jurava ao outro não amor eterno, mas apenas “I will keep my helmet on”… por medo… por pressentimento… porque era fácil saber como seria o princípio, o meio… e o fim… Mas depois, pouco tempo depois, o medo desapareceu e, com ele, foi-se toda a protecção… I did’t get my life cause I thought I would be your life! Erra-se tantas vezes no espaço de uma só vida... E sabia que não se devia ter atirado ao mar! Agora não lhe resta nada senão afogar-se… Porque no fim, neste fim, percebe que foi tudo um lindo canto… mas de sereia... Tal como previra.







Mermaid Song por Cube


São miguel (Mosteiros) - Agosto 2002


Mermaid Song por Mariana Oliveira

Mermaid Song por Jumpman

Estava na minha ronda final entre as minhas páginas favoritas e reparei que tinham escrito no fórum que já estava disponível uma nova música. Mais cedo que o habitual, mas sem dúvida uma excelente altura para descobrir mais uma música.

O ambiente à volta desta nova música é diferente. As duas primeiras tinham sido ouvidas e assimiladas no trabalho, enquanto esta seria ouvida num ambiente mais calmo e pessoal. A casa estava silenciosa e assim estavam criadas as condições ideais para absorver tudo.

Soltei um sorriso, a música começa como que se de uma canção de embalar se tratasse e como se tudo se tivesse alinhado para que ouvisse a música neste preciso momento, neste sítio exacto. Gosto do registo, da batida no fundo e como as vozes se apresentam. Aumento ainda mais o som e sinto os ritmos a atravessarem-me o cérebro. Fecho os olhos e o meu corpo balança. Novamente passam-me imagens pela cabeça, imagens a dois num cenário único. A batida acentua-se, a canção de embalar transforma-se e sabe bem. Sabe muito bem. Há músicas que não precisam de muitas palavras, esta é uma delas. Simplesmente.. acontece. Bravo.

Acabou. Bela experiência sensorial antes de ir dormir, aconchegou-me a alma. Não carrego no play novamente como fiz com as outras, uma audição bastou. Desligo tudo e vou dormir. Sabe bem acabar assim o dia.


"At the end we're one, the same."






Mermaid Song por SoFree



Não escolhi esta foto apenas por se tratar de uma imagem do rio ou pelo azul intenso, mas também por ser uma em que me afasto da cidade. "O que é isto?", pensei assim que ouvi os primeiros versos. A voz parecia-me contrastar demasiado com a calma melodia de fundo... até que entra o coro. Wow, eles fizeram isto?!

Ouvir pela primeira vez suscitou-me apenas a frase "esta música passava em Serralves". Imaginei todo um espectáculo de projecção de luz branca em tecidos azuis (e mais nada). Ou um vídeo animado em que uma sereia desenhada a branco sobre um papel azul amarrotado levanta e pousa continuamente a barbatana. Minimalista e conceptual, mas definitivamente afastado do que pode ser considerado "mainstream". Aliás, mais afastado do que qualquer outra música da banda lançada depois do Film. E assim volto à foto acima... confesso que estava à procura de imagens estranhas. Mas esta fez-me todo o sentido assim que a vi.

Se gostei da música? Bem, adorei os jogos sonoros. Transmite-me uma experiência bastante sensorial, até visual. É, das 3 primeiras músicas, a que mais estou curioso para ver e ouvir ao vivo no Tivoli, por todo o potencial para a vertente teatral. É perfeita para se ouvir durante a noite, de olhos fechados. E não imagino como será de dia, na rua ou no metro, no meio da multidão... mas imagino como será se a multidão ouvir esta música.

Esta noite, deito-me com o pensamento de como seria a banda tocar a "Mermaid Song" numa feira agrícola deste país.