10 de março de 2011

Made For You pr Even_Flow

Made for you

Devo confessar que, numa de experiência, vi primeiro o vídeo.
Achei-o visualmente bonito, mas não achei que a música estivesse minimamente sincronizada com os actores, tirando, talvez, na parte final. Havia um desfasamento que para mim era claro. Coincidência, ou não, horas antes tinha estado a rever o Once, que para quem não conhece, é uma espécie de musical, na medida em que a música é uma fatia grande da história contada. Ao inverso do que se passa neste vídeo, os protagonistas são músicos profissionais e não actores, que foram convidados para desenrolar a história. Há um pequeno excerto muito semelhante a este e daí a minha comparação. No entanto a envolvência é completamente diferente e também a é a sintonia, a sinceridade, etc. Não desvalorizando a capacidade de marketing associada, o vídeo em si, não me convenceu.
A música, muito na linha da My Sun, é um quadro colorido de esperança e de energias positivas. Agradável, como uma bebida gelada enfeitada com chapéu-de-chuva pintalgado num dia particularmente quente de verão, mas não memorável.
Como tantas promessas de amores ou romances que acabam por se desfazer em castelos de ilusões….not made for me.








Made For You por Mariana Oliveira






Made For You por Geminus

No centro de uma sala totalmente a branco, fixo nu o que me rodeia. Sou pequeno soldado confiante que fita o seu gigante inimigo.

Sem quebrar, dobro ligeiramente os joelhos em posição de ataque. Mergulho as mãos nas cores e sinto a sua textura escorrer-me entre os dedos. E a forma como palpitam de energia, prontas a explodir-me nas mãos.
Passo os dedos coloridos com força na face e sorrio. Agora sim.

Aguardo a contagem.

Zero.

Giro, desvio-me e golpeio e atiro com toda a força o verde contra a branco pálido da parede, na esperança de que sido um bom começo. Depois, vou brincando com o azul e o amarelo, pintalgando esquizofrenicamente o que há por preencher. Corro contra as paredes e sujo o meu corpo de cores. Giro novamente e brinco às escapadelas. Rebolo, rodo e rebolo sobre mim até que me deixo lânguido a arfar no chão a fixar o tecto de vidro que me mostra o azul do céu vivo brilhante.

Gargalhadas roubam a minha respiração e fazem levantar-me outra vez e saltar para dentro do vermelho. Corro, corro pela sala. Fui ferido na batalha e arrasto agora o sangue fugitivo. Não me escondo.

Refrigerante com gás que pica na garganta.

Desenho com as mãos uma porta vermelha num dos espaços ainda brancos e ponho-lhe uma maçaneta com um beijo. Dou três passos atrás e aguardo resposta. De rompante, saltas explodindo para o interior da sala.

O teu corpo limpo. De mãos na cintura, sorriso ingénuo e face confiante. O teu cabelo por pentear.

Com força, abraças-me e quase tombamos no chão às cores.

Juntas-te a mim na batalha, correndo e girando e pulando em ziguezagues frenéticos de braços abertos e mãos espalmadas. Depressa acabamos por vencer.

Arfamos cumplicemente.

“- Feito! Contigo…”

Sobrou só amarelo e verde. Depressa desenhamos um Sol no tecto de vidro, a completar o céu, sob o qual nos deitamos de braços e pernas e braços abertos.

De mãos dadas.


Made For You por SoFree

O último chocolate da caixa.

O último a desembrulhar, no meio de tantas pratinhas coloridas onde encontrei diferentes sabores. Encontrei uns suaves, outros mais intensos. Um enjoou-me um bocado, mas passou.me a dor de barriga assim que provei aquele mesmo amargo que estava no fim da caixa. Adoro saborear lentamente o chocolate amargo. Alguns tinham travos a especiarias. Um tinha a forma de cavalo marinho. Um deles – o maior – tinha várias camadas de sabores! Esta caixa, realmente, não era daquelas em que todos sabem o mesmo. Falta-me provar apenas um. Qual o seu sabor? Estou impaciente e, ao mesmo tempo, não queria que acabasse já…

Quando chega o e-mail dos The Gift, apercebo-me que o embrulho é maior. "Conseguimos guardar um segredo durante duas semanas?" Hum? Que quer isto dizer? Nem abri o mail, fui logo fazer o download.

O que ouvi foi uma música com um começo estranho – a voz arranha, contrasta com a melodia suave de fundo. Até que entram os "sopros" e a voz da Sónia. Até ao fim é sempre a crescer... gosto do positivismo, adoro o refrão. Confiança. Confiar até no nome "Explode". A música que deixam para o fim, mas que poderia bem abrir o álbum...

Penso em ir finalmente ler o que dizia o mail... e fico de boca aberta!!! A música está há duas semanas no Youtube e ninguém descobriu?!! Uma campanha genial, noticiada por sites de música e cinema americanos... Mesmo que tivesse dado com o vídeo entretanto – obviamente não tenho visto nada, de tão entretido que ando com este explode – pergunto-me se teria descoberto. Afinal, com anúncios oficiais e notícias internacionais, qual seria a probabilidade de estar certo e todos os outros errados?

Mas não, não soube de nada. Achei uma surpresa genial. Ainda estou surpreendido. Surpreendem-se todos a quem conto e mostro o vídeo. (Mas espera lá, o "single" não era a RGB?) E que vídeo tão bom... o conceito por trás é brilhante, mas a execução não lhe fica atrás. Quase me faz acreditar que o Nuno e a Sónia lhes emprestaram a voz. Adoro os planos apertados, fazem com que tudo pareça mais pessoal.

E que música mais positiva. Não foi o meu chocolate preferido, mas sem dúvida que foi o que mais me surpreendeu!



Made For You por Jumpman

Bem, última música.

Acredito que muitos de nós associemos à música de hoje o golpe de teatro que fomos alvo com a revelação do vídeo "undercover" que já andava aí. Não vou pronunciar-me muito sobre isso hoje, vou deixar essa questão para mais tarde. Hoje falo da música.

Este será o primeiro single do álbum, ao contrário da RGB que se acreditava ser o avanço do novo álbum. Como cartão de visita para este álbum, acho que cumpre bem a transição entre este novo álbum e os anteriores. Esta música na minha opinião, é mais apropriada para primeiro single que a RGB. Mas também agora estou numa posição ingrata, já ouvi o álbum todo! Mas se tivesse que escolher uma música para primeiro single, escolheria esta. Mesmo sem todo o hype que está gerado à volta dela, continuaria a escolher.

Sabendo já o caminho que a banda escolheu para este álbum e quem sabe para o seu futuro, esta música adequa-se.
Tem tudo para captar a atenção das pessoas. Eu gostei de a ouvir e de a descobrir.

Última música.. Esta custou. Não há mais downloads de novas músicas, de descobrir novas sonoridades. De me empolgar e de me desiludir.

Vou sentir falta da montanha russa.




Made For You por Crisanto

Não sou uma pessoa pessimista por natureza.

Sou de sorrisos, gosto do Sol e de momentos partilhados sempre com alguém que goste de viver . Gosto de um bom vinho, gosto de momentos à volta de uma mesa com amigos e boa comida. Gosto de paisagens, gosto de ouvir o vento. Adoro os salpicos de água salgada quando se anda de barco. Gosto de pessoas boas. Gosto do silêncio quando estou abraçado ao amor da minha vida. Gosto de fazer sorrir e gosto de um belo queijo seco com pão alentejano. Vivo para sorrir, vivo de sorrisos.
Gosto de beijos de paixão, mas amo os beijos de amor. Gosto de ti, gosto de vocês e gosto deles também. Gosto disto e gosto daquilo, apenas porque gosto de gostar das coisas.

Gosto da música, gosto de ouvi-la quando rodopio contigo abraçada a mim.

Obrigado a todos . Gostei desta viagem, e gostei de tê-la vivido com vocês.




Made For You por LaFolie

Será que uma grande ideia de marketing faz uma grande musica ?

A viagem acaba aqui. A viagem acaba com uma bela surpresa.
E eu que não percebia o porquê dos The Gift não terem enviado a “Always Better if You Wait for the Sunrise” em último, para acabar em grande. Só podia estar uma surpresa maior por trás disso.
Achei a ideia dos actores e da mentira fantástica, apesar de achar que o hype podia ter sido mais longo. A ideia precisava prolongar-se mais um pouco no tempo, dar a volta nas redes sociais, blogs e jornais, a fim de criar um verdadeiro buzz na net.
Esta música está na mesma linha da RGB e da My Sun, as musicas que aprecio menos no álbum. Por isso, “Made For You” marcou-me da mesma forma que as outras duas me tinham marcado. São boas músicas, ouve-se bem, até em repeat, mas não é a sonoridade que prefiro neste álbum.
Para mim o problema aqui (e se calhar não é um problema) é que a ideia deste lançamento ficou muito melhor do que a musica em si.
Por isso a resposta ao título deste post, que era óbvia, é Não.
Acho que não nos vamos lembrar tanto da música, mas mais da forma genial como foi lançada.

A viagem acaba aqui.

Nota : Como é que não encontrei este vídeo no Youtube? Estou a ficar velha. Ah se estou, amigos.



Made For You por AndréGift

How the End... always end.

Mais uma vez os The Gift supreenderam tudo e todos com esta última canção. Imaginei tudo, mas nunca me passaria pela cabeça tamanha coisa. É por isto, e muito mais, que gosto tanto desta banda. É recorrente a originalidade, nunca sabemos o dia de amanhã, se o caminho que vão correr é o mesmo... Foram apresentadas todas as músicas do "Explode" e há géneros para todos os gostos e feitios, referências dos Gift do Vinyl, Film até ao AM-FM...

A banda cresceu, está mais madura musicalmente e isso é notável neste disco. Na última música a ser apresentada - "Made for You" percebemos o salto qualitativo que a banda deu nestes anos. A mistura de sons, as várias referências que a banda tem de outros músicos, tudo neste cd explode alegria, emoção, arrepios...Sou da opinião que neste cd quase todos as músicas dariam óptimos singles.

É reconfortante chegar a fim de mais uma etapa (ainda há um longo caminho a percorrer) e ter a percepção do quão bom é ser fã desta banda, das alegrias que nos dão, do sentimento de confiança que nos transmitem, da partilha entre fãs e músicos, do companheirismo, da amizade que se cria entre nós fãs, do portugal que conhecemos de lés-a-lés por causa das digressões que corremos atrás da nossa banda favorita.

Não me quero alongar muito. Hoje sinto que é dia de festa, por isso brindemos à banda, a nós e a todos os que fazem dos Gift a melhor banda de Portugal...
Deixo aqui a minha lista de músicas em termos de preferência:

1º - The Singles
2º - RGB
3º - Suit Full of Colours
4º - Made for You
5º - Aquatica
6º - Race is Long
7º - Mermaid Song
8º - Always Better if You Wait for The Sunrise
9º - My Sun
10º - Primavera
11º - Let it be by me

Quero agradecer e dar os parabéns à La Folie pela iniciativa e a todos os que nestes últimos dias têm visitado este agradável espaço.



Made For You por Marcos

Acordo. Hoje é o 11.º dia. O 11.º tema. O último. O último texto. O ritual já está enraizado no quotidiano. (Será difícil desabituar-me.) Consulto a caixa de correio electrónico. “Não tem mensagens novas”, avisa-me. Não? Estranho. Espero. Faço refresh. Nada. Estarão a guardar algum ‘segredo’? (A este instante ainda não sabia que a razão do atraso era mesmo essa.) A expectativa é enorme. E eis que, finalmente, “Made for You” explode. A última peça do puzzle. O espaço que faltava entre a “Let It Be By Me” e a “RGB” fora revelado. O alinhamento está fechado. 11 dias, 11 músicas e este é o 11.º texto desta viagem, diria, aliás, desta epopeia.

Play. A primeira reacção foi contida. Espero. Pareceu-me, ao princípio, que seria uma repetição de “Let It Be By Me”. A palavra correcta é essa mesma – repetição. Porquê? Simplesmente devido à repetição de dois versos. A repetição, também, dos arranjos vocais (já tão citados neste blogue). Mas ao minuto 1:40 há uma explosão, uma reviravolta. É aí, nesse exacto momento, que “Made for You” me conquista e, por isso, abro-lhe a porta de minha casa. Entra, digo-lhe. Ouço os instrumentos de sopro e de um momento para o outro sinto uma lufada de ar fresco. Se estranhei os primeiros segundos do tema, agora o cenário é outro. Sinto-me contagiado pela melodia. Fez-se silêncio. Acabou. É neste momento que reflectimos e pensamos: gostei ou não gostei? Sim, gostei e muito, por sinal. (No entanto, como já referi, o início fez-me encarar este tema com algumas reservas.)

Entretanto, um segredo é revelado...
Fui totalmente surpreendido por esta revelação. Nunca imaginei o que fora revelado. Fiquei estupefacto. Pensei, de imediato: uma ideia genial! E mais ainda: como foi possível conseguirem guardar o segredo durante todo este tempo? Havia um ‘burburinho’ a espalhar-se de forma viral nos E.U.A. e nós, aqui, do outro lado do Oceano Atlântico, sem nos apercebermos de nada. Repito: uma ideia genial! Agradou-me a ideia por detrás do videoclip. Acaba por ser uma ideia simples mas que, contudo, resulta. (Já falei, também, sobre a simplicidade neste mesmo blogue.)
Resumindo: fui surpreendido (e de que maneira)! E felicito os The Gift por esta brilhante ideia. Muitos parabéns!

E pronto! O alinhamento de “Explode” já tem princípio, meio e fim. 11 dias. 11 músicas. 11 textos. No entanto, o mais importante foi esta viagem. 11 fãs, 1 viagem. É isso que nos une: o espírito giftiano. Isto não é o fim. É o princípio. Tenho a certeza que voltaremos a este blogue (não se esqueçam da tal faixa bónus). Obrigado a todos aqueles que me acompanharam nesta viagem e um obrigado muito especial à lafolie por esta incrível iniciativa. Obrigado a todo(a)s!

Até amanhã! ;-)





Made For You por Keep Breathing

“Made for You”… Vou tentar comentar apenas a música e não o álbum, que hoje conhecemos na totalidade. (Mas prometo ouvi-lo várias vezes durante o fim-de-semana para ver se me apaixono – o que já quer dizer muito… – e fazer uma crítica global na próxima semana, no fórum).
Não gosto especialmente do início desta “Made for You”… mas está tudo bem. Gosto da segunda metade da música, quando – surpresa! – a voz da Sónia explode. Gosto muito da voz da Sónia sobre as composições do Nuno. Continuo a gostar. Muito. Mas…

Na verdade, esta música não me tocou como a “Suit Full of Colours” ou a “Always Better if You Wait for The Sunshine”, não me foi conquistando devagarinho como a “My Sun” ou a “The Singles”, não me deixou a cantarolá-la (apesar das reservas) como a “RGB”. Mas também não me deixou incomodada (é essa a palavra certa?) como a “Race is Long” ou a “Let It Be by Me”. Acho que, no fundo, aquilo que sinto por esta música é um bom espelho daquilo que sinto por este álbum: uma paixão intensa em alguns momentos, uma certa desilusão noutros, uma curiosidade infantil em relação a alguns pormenores, uma relativa indiferença perante notas já mais do que ouvidas… no final, uma mistura sentimental contraditória, esquizofrénica até… Acho que esta música (este álbum?)… is not (totally) made for me…







Made For You por Cube

somos um livro aberto no discorrer do ser conjunto

pelas páginas comuns planam pontas de dedos
(curiosos)
nervosos no limite das fronteiras do conhecimento


palavras formam-se no revolver dos imaginários



...pontuação...


...entoação...


...forma...

.
.
.
c
o
n
t
e
ú
d
o
.
.
.
...não bastam no ressoar do amor...