3 de março de 2011

My Sun por Even_Flow

One day you will dance this song with me

Há uns dias perguntaram-me o que era, na minha opinião, ser jovem. Fora muitas as ideias que me surgiram mas praticamente nenhuma certeza. Como é que se define algo tão presente no nosso imaginário mas tão pouco palpável? O primeiro pensamento, o mais estereotipado, prende-se com a idade. Rapidamente se percebe que é um conceito incrivelmente redutor. Até que idade se é jovem? É uma questão que não faz sentido, pensei logo. Ser-se jovem é um estado de espírito. “Elabora”, foi o que me responderam. Elaboro? Elaboro…

E a quarta música surgiu e, mais ao menos, aos dois segundos eu percebi que aqui estava a minha resposta, completamente elaborada. Ser-se jovem é acreditar. Acreditar mesmo que o mundo inteiro grite que não temos razão. Acreditar mesmo quando todas as portas se fecham ao mesmo tempo. Acreditar que tudo é possível, que nada é definitivo, que há sempre mais e mais e mais e mais. Acreditar no amor, no amor verdadeiro e puro, aquele que mora dentro de nós, que nos corre na veias, faz as nossas células reluzir, dá sabor às estações e cor à alma.
Acreditar que há um mundo inteiro dentro de nós e que por mais intricados, complexos, complexados, e estranhos que possamos ser, toda a nossa existência é essencial, porque somos todos uma peça de um puzzle universal. Acreditar que se pode sempre dar mais e melhor. Acreditar em todo o tipo de saltos, mesmo os no vazio. Acreditar na magia e num mundo de coisas que não é preciso ver para saber que são reais. Acreditar que o encantamento ainda mal começou. Acreditar que se está sempre a renascer.

Acreditar. Elaborado ou não, ser-se jovem é acreditar.







My Sun por Marcos



Amanhece. Acordo. Consulto a caixa de correio electrónico. Chegou algo.

“My Sun”. Explosão. 1, 2, 3, 4, 5 segundos… Entro em êxtase. Sinto-me feliz. Sinto-me invadido pelos raios de sol matinais que entram pela janela, ali mesmo ao meu lado. O meu corpo é invadido por uma energia contagiante. O ritmo apodera-se de mim. Os meus membros ganham vida própria.

Fecho os olhos. Vejo uma catadupa de frames de um qualquer filme. O filme de uma vida. Vejo a minha infância. Crescemos, amadurecemos. Já sou um adulto. Serei realmente? Quero continuar a ser criança. Não ter medos. Ser livre. Como vocês. Vejo a infância daqueles que agora são crianças. Vocês.


One day… One day… One day… Um dia vou fazer tantas coisas convosco. Esse dia é hoje. Vamos brincar.

Sinto-me tão feliz!

Ladies and gentlemen, The Gift!

Para M. e P.! (Vocês são o meu sol.)






My Sun por SoFree

O momento antes dos créditos finais. Só ouvi a música uma vez, já ensonado. Mas o que senti foi uma explosão de energia e esperança, algo bastante positivo e até inspirador! Bons sonhos se avizinham depois de ouvir "My Sun".

Por esta altura, já se sente o fio condutor deste álbum, o elo comum entre as músicas. Tenho gostado bastante das novas melodias e desta sonoridade que é ao mesmo tempo nova e familiar. Também noto neste fio condutor a ausência daquelas músicas de cortar a respiração / apertar o coração. Noto a ausência do registo mais poderoso da Sónia, também... Mas passado 1/3 do álbum, só tenho a dizer que estou realmente a gostar e esta música não é excepção.

É curioso que, de uma forma ou de outra, associo estas 4 músicas ao verão. Há um calor que transmite até nas profundezas do oceano da Mermaid Song. E esta My Sun é mesmo uma tarde de sol, uma corrida a dois num parque verde sem fim. Risos e olhares de cumplicidade... Uma música pop. Simples e directa. Feliz. Um dia, vais dançar esta canção comigo :)

Abri uma excepção após um dia inteiro a ouvir a música, que me faz sentir feliz que nem um perdido. Isto porque quando prestei mais atenção à letra, percebi o motivo da alegria que a música me transmite. Parabéns Nuno! Há um pedacinho da tua imensa felicidade que se sente aqui.





My Sun por Cube

My Sun

Até 2010 tivemos como certa a Voz dos Gift, um dos seus maiores portentos e motivos de destaque; em 2011, o mais acertado será reconhecer que esta já não é uma banda a uma só voz, mas antes uma banda de vozes. E neste tema, bem que se debatem entre si, num duelo amigável onde a única recompensa é o rasgar dos sorrisos de quem o escuta; pois que sim, este é um tema upbeat em que a crença de melhores dias virão é cantada e exortada durante os quatro minutos e trinta que o constituem. E enquanto esses minutos duram, acreditamos que esses dias também chegarão para nós.

somos tão novos e estamos tão perdidos.
o teu silêncio dentro dos gritos das árvores, o meu silêncio sobre o entardecer.
seria feliz se pudesse dizer-te:
vem, vamos fugir de mãos dadas, amor.

José Luís Peixoto








My Sun por Mariana Oliveira










My Sun por Jumpman

A minha relação com a música dos The Gift vai além da música que eles transmitem e tão bem fazem. Há já muito tempo tomou contornos diferentes, é algo impregnado na pele e em todos os meus poros. Algo talvez complexo e que poucas pessoas compreendem.

E isso é um laço muito forte entre diversas pessoas. Uma cumplicidade inexplicável que se prolonga há muitos anos e que continua viva, muito viva. Vivências singulares vividas no silêncio de uma plateia ou na confusão de uma mosh, nas auto estradas que percorríamos na noite profunda e no amanhecer frio. Nas estações de serviço, na nossa parvalheira, nas despedidas e nos reencontros e em tudo o resto que guardo em mim e que me faz sorrir sempre que penso em The Gift.

E depois chegamos a esta música. Durante 4 minutos e 29 segundos, passou isso tudo na minha mente, como polaroids mentais. Os sentimentos, os locais. Como se estivesse a voltar a viver cada momento e estivessem ali mesmo, à distância de um passo. E deu-me vontade de rever cada uma dessas pessoas, de criar novos momentos.
Para que na altura em que a despedida chegue novamente, tenha na mente esta música e tenha a certeza que voltarei a ver todos e criarei novas memórias.

Esta música relembrou-me que nunca perdi nada, está tudo cá dentro. E que há uns dias, mais que outros, que sinto falta disso..

Obrigado à banda por me lembrar disso.


"Always remember"



My Sun por Keep Breathing

Mas por que razão não soltam a voz da Sónia?!

Os The Gift contam com a melhor vocalista que este país conhece e aquilo que mais me tem desiludido neste álbum tem sido precisamente o facto de a voz da Sónia surgir tantas vezes abafada….

Tudo bem com o “mais eléctrico”, tudo bem com o “menos épico”, tudo bem com o “mais colorido”, tudo bem todos os conceitos novos que queiram inventar, com todos os conceitos velhos que queiram reutilizar, mas, por favor, ponham a voz da Sónia acima de tudo isso!

A uns dias de distância, e à medida que as novas músicas vão chegando, vamos sedimentando opiniões. Desde a “RGB” que ando a pensar nisto e, hoje, com esta “My Sun”, tive a certeza: o que me tem faltado neste “Explode” é ouvir a voz da Sónia em todo o seu esplendor e de forma mais constante!

Aliás, não deve ser por acaso que a minha música preferida até agora foi o “pedaço”, a que vou chamar “Papercut”, incluído na “The Singles”… Porque aí há Sónia Tavares a sério!

Mesmo na RGB, aquilo que nela me fez mais confusão – já o disse antes aqui neste blog – foi o início estranho e a falta daquela “originalidade total” típica dos The Gift. O início era estranho, porque, ao ouvi-lo, quem não soubesse de que banda se tratava não poderia ter a certeza de era a voz da Sónia no fundo (fiz a experiência com duas pessoas!!). Eu só na parte do refrão descanso ao ouvi-la…

E a originalidade giftiana reside também muitíssimo na qualidade da vocalista. A “OK” cantada por outra pessoa chamar-me-ia a atenção quando vi a banda actuar na TV pela primeira vez (1997?) e levar-me-ia a comprar o álbum, até aí desconhecido, logo no dia seguinte? Não…

Gosto da música de hoje, não me interpretem mal! A “My Sun” é, de facto, soalheira. O crescendo está muito bem criado, a quebra a meio está perfeita, o retomar no mesmo ponto alto faz todo o sentido, a voz da Sónia a impor-se “lá atrás” de vez em quando… mas… mas continuo ainda com os meus “mas”…




My Sun por Geminus

Um raio de sol animado abre a melodia e promessas felizes de vários dias começam em catadupa. É uma música amarelo alegre. Sol. Sem dúvida. Mas…
… cheira muito a The Arcade Fire, banda que conheço e aprecio bastante, mas que não é aquilo que espero ouvir dos The Gift, pois já têm o seu espaço.
Confesso que tenho vontade (MUITA) de ouvir a textura da voz da Sónia, que tanta personalidade atribui às músicas e que as torna únicas e diferentes de todas as outras que sejam feitas por aí. Sinto mesmo muita falta e especialmente neste tema.
Confesso que até agora esta terá sido a música em que mais senti a diferença daquilo que eram… Porque em todas as outras se conseguia, ao longo da melodia, identificar aquilo a partir do qual evoluíram, alguns tiques da banda…
A My Sun, por outro lado, apesar de ser uma música de que gosto, dá-me a sensação que poderia ter sido feita por uma outra qualquer banda...
E se é verdade que a evolução é o que mexe o mundo, não devemos esquecer-nos nunca de onde evoluímos e não perder a nossa marca, o espaço que já conquistámos.
Muitas vezes é a alma que nos diferencia dos outros…





My Sun por AndréGift

Primeira observação a fazer: se me dessem a ouvir "My Sun" não conseguiria identificar como sendo dos Gift. Noto, numa parte ou noutra, um toque The Gift, mas pouco...Não querendo dizer com isto que é mau, antes pelo contrário. Se por vezes sabe bem ouvir numa música algo que nos faz identificar com a banda (do passado), por outro lado, sabe bem ouvir coisas novas, que mostram a banda do fturo... Os Gift marcam a diferença...

Esta é uma música para ouvir a caminho da praia, num dia de sol...
Pode ser a Nazaré. Depois damos um pulo a Alcobaça e aproveitamos o bom tempo de final de tarde numa esplanada em frente ao Mosteiro. Jantamos, tiramos umas fotos e estamos entre amigos. Terminamos a noite com um concerto dos Gift, no Cine-teatro local. Ai, o sol já se foi embora, mas estamos quentes de felicidade, e contemplamos o que de mellhor os nossos meninos nos dão... Neste dia sou feliz. :)









My Sun por Crisanto

My Sun é muito fácil de entender.

Talvez por ser a menos complicada, a menos genial, a menos surpreendente. Será isto mau? Não, não é. Está aqui um verdadeiro Radio Hit. Mas a questão é: um Radio Hit faz uma grande música, em alguns casos não.

Não é esta música que me iria vender o álbum , mas certamente esta música venderá muitos alguns de Explode. Perfeita para juras de amor, perfeita para nos apaixonar-mos ao som de : “one day you´ll dance this song with me”.

Esta é e irá ser obrigatória em concertos. Aos primeiros acordes as meninas vão começar a saltar e os meninos a bater o pé. Leve, fresca e dançável….perfeita para a época que vem aí. Já a ouvi mais de uma dezena de vezes hoje, mas não, não é por ser uma grande música, ouvi-a tantas vezes apenas e só por estar apaixonado.

Eu bem tinha avisado que as minhas opiniões seriam condicionadas pelo estado do tempo e pela conjectura sócio-económica do país.







My Sun por LaFolie

- Estou?
- Apple Store boa tarde. Em que posso ajudar?
- Bem tenho aqui um problema com o meu Ipod, parece que não está a funcionar bem. Ontem estava tudo bem e hoje não sei porquê, ele está-me a fazer coisas estranhas.
- Mas qual é o problema?
- Parece que quando carrego no Play sobre uma música, ele vai parar a outra música de outra banda.
- Mas pode dar-me um exemplo? Não estou a perceber.
- Por exemplo, hoje carreguei no “My Sun” dos The Gift e comecei a ouvir Arcade Fire. É grave? Até estou a ouvir uma voz de homem a cantar e tudo.
- Hum.. não me parece que seja um problema informático .
- Espere! Afinal é mesmo The Gift. Desculpe. Está tudo bem.
- Não faz mal.
- Adeus Boa tarde


E é neste momento que penso como foi a escolha do alinhamento de envio das músicas. Quem é que pensou enviar-me a My Sun agora, depois da Mermaid Song? Eu que já estava novamente aberta ao mundo Gift. Hum...
Afinal os The Gift estão a obrigar-me a seguir o alinhamento deles. E o meu próprio alinhamento do álbum ? E se não me apetecer seguir o mesmo caminho. Posso ? Obrigada.
Ter ouvido a The Singles e a Mermaid Song antes da My Sun condicionou a minha audição da My Sun, sem duvida.

Resumindo, há musicas que nos passam ao lado.
A My Sun foi uma dessas. Ouvi uma vez e pus ali num canto da casa, mas está bem arrumadinha. Vou tentar de vez em quando é tirar o pó de cima dela. Um dia é de pegar nela novamente, mas hoje não será de certeza. Nem tudo é perfeito na vida. E ainda bem.