15 de março de 2011

Explode por Keep Breathing

O álbum… Depois de criticar uma música por dia, criticar o álbum no seu conjunto é mais difícil do que pensei… Porque o álbum faz mais sentido (faz-me mais sentido) do que cada uma das suas músicas por si. O que quer dizer que algumas das críticas que fui fazendo, diariamente, uma música de cada vez, me parecem um pouco injustas agora que ouço o álbum de fio a pavio.
Critiquei o facto de a sonoridade ter mudado. Não mudou assim tanto. No fundo, continuamos a ter uns The Gift AM e uns The Gift FM. Como sempre. Mas agora concentrados no mesmo álbum, com músicas quase entrecaladas, é verdade. Neste momento, já sabemos que não ficaram tão coloridos, nem tão felizes, nem tão eléctricos, como nos foi apresentado. E isso é uma óptima notícia!

Critiquei o facto de a voz da Sónia aparecer demasiadas vezes demasiado abafada. Mantenho a crítica. Mas o resultado final não foi tão grave como as primeiras músicas me levaram a pensar. A melhor vocalista deste país continuou a ter espaço para nos arrepiar. E isso é uma óptima notícia!

Critiquei o início de várias músicas. Mantenho a crítica. Mas depois de ouvidas tantas vezes, esses princípios perderam força relativamente ao todo. Nas primeiras audições, foram demasiado importantes para formular a minha opinião. Agora não sinto as coisas da mesma maneira. E isso é uma óptima notícia!

Dei a entender que a “Let It Be By Me” e a “Race Is Long” eram as músicas de que menos gostava neste álbum. Mantenho a opinião. Para mim, são as menos conseguidas. Mas eu sou uma apreciadora confessa do lado AM – e do FM mais imaginativo...

Dei a entender que a “Suit Full of Colours” e a “Always Better If You Wait for the Sunshine” eram as minhas músicas preferidas. Mantenho a opinião. Adoro-as. Desde o primeiro segundo. Lá está o meu coração AM a pulsar… E irá pulsar sempre.

Dei a entender estar pouco convencida pela “RGB”, pela “My Sun” ou pela “The Singles”. Já me convenci. Mas convenci-me ao ouvi-las no álbum. E, com isto, entro na maior crítica que quero fazer hoje (e já sei que toda a gente me vai cair em cima): detestei a forma como o álbum foi revelado! Uma música por dia?! Para mim, não resultou. Ouvir uma música cantada pelo Nuno antes e ouvir uma em que a voz da Sónia explodisse verdadeiramente, ouvir a uma “Let It Be By Me” antes de ter ouvido uma “Suit Full of Colours”, ouvir uma “Race is Long” depois de uma “Always Better…”… Para mim, foi um erro! Eu ficava desiludida e não podia, no momento seguinte, ouvir outras músicas que contrabalançassem essa desilusão… Não gostei. Contra todas as opiniões, não gostei.

Afirmei que tinha sentimentos contraditórios em relação a este álbum. Ora, esses sentimentos contraditórios foram desaparecendo devagarinho… Hoje ainda não estou apaixonada, mas já poderia passar a noite com este “Explode”.

E também afirmei que ainda não sabia se estava perante um álbum muito bom, ou perante um álbum para a minha vida… No próximo mês, emigro. O primeiro som que vai sair do meu i-pod, depois de aterrar, vai ser o deste álbum. Para me dar coragem e ajudar a crescer, para, simultaneamente, me proteger e fazer sentir em casa. Porque, apesar do “Explode” não ser o meu álbum preferido, é, ainda assim, um álbum dos The Gift e, por isso, eu quero-o perto de mim, conto com ele. Sempre. Principalmente nos momentos mais importantes.


15 comentários:

La Folie disse...

"Porque, apesar do “Explode” não ser o meu álbum preferido, é, ainda assim, um álbum dos The Gift e, por isso, eu quero-o perto de mim, conto com ele. Sempre. Principalmente nos momentos mais importantes."

Gosto disto. Muito.

even_flow disse...

haha. afinal afinal, conseguiste mesmo gostar deste. :D

keep breathing disse...

sim, consegui gostar. os gift foram mais fortes do q eu! eheh! mas n bate nnh dos anteriores ;)

Marta Dias disse...

Como eu entendo esse teu coração AM

ZeLuis disse...

Também gosto mais do lado AM dos Gift. :)

Se o Explode não tivesse sido revelado uma música por dia esta ideia e este blog não tinham existido também. ;)

keep breathing disse...

nisso tens tda a razão, zé luís! e participar no blog foi excelente! é possível n gostar de ter recebido uma música or dia e ter adorado criticar uma música por dia? ;)

even_flow disse...

impossible is nothing!

keep breathing disse...

oh yeah ;)

(e tal tem sido a minha mudança em relação a este álbum q há pouco dei cmg de lágrimas nos olhos a ouvir a "my sun"... hum...)

even_flow disse...

ihhh keep breathing, passaste mesmo para o outro lado :p

keep breathing disse...

podes crer... ainda pensei q fosse relógio biológico, mas parece q n... rendi-me, de facto! eheh!

even_flow disse...

haha. eu confesso que já algumas que assentam melhor. a primavera é que não dá mesmo. começa aquele pianinho e eu não aguento.
mas já atino mais com para aí metade da made for you!

ZeLuis disse...

sim, é possível, tudo é possível! ;)

jumpman disse...

"Porque, apesar do “Explode” não ser o meu álbum preferido, é, ainda assim, um álbum dos The Gift"

É por aí :)

keep breathing disse...

even_flow, a "made for you" só consigo ouvi-la se n estiver a ver o vídeo!! aliás, nem sequer fiz comentários sobre ele no blog, pq nem entendo como é q alguém sequer acreditou q aquela rapariga podia estar a cantar aquela música... ela estava a leste do paraíso! e uma voz como a da sónia nn poderia sair da boca de alguém c aquele arzinho... digamos... desvalido... mas sem vídeo, ouço-a! embora ainda n me tenha agarrado a ela.
jumpman: e acho q são mm a única banda a quem dou 3, 4, 5 oportunidades... aquelas q forem necessárias, no fundo.

even_flow disse...

haha, eu achei o vídeo tão "out"...só quando ouvi a música sozinha é que me apercebi melhor da "explosão" do final. para mim o vídeo é uma cenita fotograficamente bonita e marketing, mais nada.