15 de março de 2011

Explode por LaFolie

Quem sou eu para…..
Antes de mais, queria dizer que é bastante injusto estar aqui avaliar o enorme trabalho que está por detrás de Explode, todo esse esforço transparece ao nível musical, de produção e de marketing. Esforço sim, mas talento também. Acima de tudo respeito os Gift por isso.

Uma banda alternativa?
Depende do que chamamos de alternativo, isto é , estava a espera de um álbum mais ousado, o que não acontece. Acho até que Explode é o álbum mais consensual dos The Gift, o mais directo , o que não quer dizer que seja mau.

A ideia de “banda”.
Era um leme para este álbum. Os the Gift são uma banda, e neste álbum assumiram-se como tal. Acho que o objectivo foi atingindo, aqui. A unidade da banda é conseguida. A bateria e as guitarras estão muito mais presentes, presença essa que denota uma grande evolução no som dos The Gift.
Ganharam no conceito de banda, mas perderam a sua principal característica, a voz da Sónia que é para mim a identidade musical da banda. Aqui a voz desapareceu quase por completo, antes era a voz que levava a musica, agora ela é “apenas” mais um instrumento musical. A voz da Sónia está perdida no meio de milhares de coros. Compreendo a evolução, mas confesso que não me agrada.

A cor do Explode
Sem duvida, que os The Gift são mais alegres no Explode. Há aqui uma linha positiva com a RGB , My Sun, Let it Be By me, Made For You. O problema é que sempre gostei mais do lado nostálgico dos The Gift, que aqui está muito menos presente.

As músicas do Explode
Agora que tenho o álbum inteiro, ouvi-o novamente vezes sem conta. É muito engraçado como algumas musicas que me tinham passado ao lado soam-me melhor agora. Um exemplo disso é a RGB (habituei-me a entrada da Sónia, que no inicio pareceu-me muito abrupta).
Tirando a RGB, a minha opinião não mudou muito sobre a primeira vez que as ouvi.
As minhas preferidas : The Singles, depois a Mermaid, Aquática, Let it Be By me e a Always Better if you wait for the Sunrise.
Aquela que ainda não consigo ouvir : Suit Full of Colors.
Gosto do resto, mas também não me transcende.

Conclusão
Houve uma altura onde pensei sinceramente que Explode iria ultrapassar o Film . No final, e infelizmente não o fez. É um bom álbum, melhor do que o AM – FM para mim , e acho que ao vivo vai ganhar outra dimensão.

Nota : Para mim este álbum estará para sempre ligado a este blog. Adorei esta aventura, e quero agradecer a cada um de vocês a participação. Obrigada AndréGift, Crisanto, Cube, Even_Flow, Geminus, Jumpman, Keep Breathing, Marcos, Mariana Oliveira, So Free.

Sem saber por onde iríamos, fomos lá parar.



6 comentários:

even_flow disse...

ora, obviamente, estou contigo lajolie!

keep breathing disse...

obrigada nós, la folie! foi altamente :)

Marta Dias disse...

Houve uma altura onde pensei sinceramente que Explode iria ultrapassar o Film . No final, e infelizmente não o fez. É um bom álbum, melhor do que o AM – FM para mim , e acho que ao vivo vai ganhar outra dimensão.

É isso mesmo que espero e que acredito que venha a acontecer: Que este albúm funcione muito bem ao vivo porque em casa não acredito que o vá ouvir muitas vezes...

De início custou-me a "digerir" algumas músicas...À medida que vou ouvindo o album vou gostanto um bocadinho mais embora isto não seja suficiente para mim. Habitaram-me mal... estava habituada a adoroar cada acorde, cada letra... e com este album isso está longe de acontecer..

Ao contrário de ti, não consigo ouvir a Mermaid... :S :S :S

Anônimo disse...

eu é que torno a agradecer a confiança :)


cube

ZeLuis disse...

Sim, depois de o ouvir ao vivo várias vezes, vai soar-me ainda melhor do que só no cd.

Mais uma vez parabéns pela ideia! :)

Telmo Couto disse...

Quem agradece somos nós :)