3 de março de 2011

My Sun por Keep Breathing

Mas por que razão não soltam a voz da Sónia?!

Os The Gift contam com a melhor vocalista que este país conhece e aquilo que mais me tem desiludido neste álbum tem sido precisamente o facto de a voz da Sónia surgir tantas vezes abafada….

Tudo bem com o “mais eléctrico”, tudo bem com o “menos épico”, tudo bem com o “mais colorido”, tudo bem todos os conceitos novos que queiram inventar, com todos os conceitos velhos que queiram reutilizar, mas, por favor, ponham a voz da Sónia acima de tudo isso!

A uns dias de distância, e à medida que as novas músicas vão chegando, vamos sedimentando opiniões. Desde a “RGB” que ando a pensar nisto e, hoje, com esta “My Sun”, tive a certeza: o que me tem faltado neste “Explode” é ouvir a voz da Sónia em todo o seu esplendor e de forma mais constante!

Aliás, não deve ser por acaso que a minha música preferida até agora foi o “pedaço”, a que vou chamar “Papercut”, incluído na “The Singles”… Porque aí há Sónia Tavares a sério!

Mesmo na RGB, aquilo que nela me fez mais confusão – já o disse antes aqui neste blog – foi o início estranho e a falta daquela “originalidade total” típica dos The Gift. O início era estranho, porque, ao ouvi-lo, quem não soubesse de que banda se tratava não poderia ter a certeza de era a voz da Sónia no fundo (fiz a experiência com duas pessoas!!). Eu só na parte do refrão descanso ao ouvi-la…

E a originalidade giftiana reside também muitíssimo na qualidade da vocalista. A “OK” cantada por outra pessoa chamar-me-ia a atenção quando vi a banda actuar na TV pela primeira vez (1997?) e levar-me-ia a comprar o álbum, até aí desconhecido, logo no dia seguinte? Não…

Gosto da música de hoje, não me interpretem mal! A “My Sun” é, de facto, soalheira. O crescendo está muito bem criado, a quebra a meio está perfeita, o retomar no mesmo ponto alto faz todo o sentido, a voz da Sónia a impor-se “lá atrás” de vez em quando… mas… mas continuo ainda com os meus “mas”…




10 comentários:

even_flow disse...

estou completamente contigo keep breathing. ainda hoje estava a perguntar-me se a tinham despedido ou assim.para a mim a sónia e a voz dela sempre foram o verdadeiro gift, sem querer menosprezar todo o resto.
até acho que eles podem vendar mais ou whatever neste novo formato...mas não encontro os gift aqui.

Mariana disse...

atenção ainda nem a meio vamos! ainda nos esperam muitas surpresas hehe
mas sim, até agr acho q ainda não ouvimos a sónia, como sónia que é xD

Crisanto disse...

Sóbrio e vais direto ao assunto.

Nas próximas é urgente termos a Sónia Tavares....mesmo.

Sofia Flores disse...

Não concordo.
Tudo bem que a voz da Sónia é uma marca na música dos Gift, mas há tanta coisa para além disso!
Basta pensar nas melodias magníficas que eles têm apenas com instrumental... Deixa de ser Gift porque a Sónia não canta ou canta pouco? Duvido.
É bom que variem de sonoridade. Faz parte.

even_flow disse...

oh flores tinhas que vir contrariar pá! vai lá ouvir muse :p

Telmo Couto disse...

Por esta altura é quase unânime a saudade do registo mais poderoso que a Sónia tem para oferecer.. mas será que isso ainda está por revelar? :)

Ana Rita Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Rita Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

não sei se ainda virá, telmo... espero sinceramente que sim! a mariana está com o pensamento positivo ;)
ainda não ouvi a música de hoje e até pode ser que todas as minhas críticas deixem de fazer sentido. espero bem q sim!! :))
e, com isto, estou c even_flow: não quero menosprezar o resto, mas a voz da sónia é o núcleo dos gift.
e isto não signifca discordar completamente da sofia flores, atenção: uma música não deixa de ser the gift por não ter a voz a sobressair; mas um álbum inteiro dos the gift perde qualidade (na minha opinião) se se centrar mais na sonoridade, nos instrumentais, e descurar aquela voz...
crisanto, mt obrigada!! mas olha que seria "sóbria e directa"! eheheheh
keep breathing

Tania disse...

Perdoem-me a intromissão, mas este tenho de comentar!

De facto Sofia, os The Gift não são apenas a Sónia e penso que ninguém aqui quiz dizer isso! Acho que estamos de acordo se disser: sem a Sónia não seriam os the Gift mas sem os The Gift a Sónia também perderia algum do seu sentido. O todo é essencial.

Contudo, o que tenho vindo a ouvir e, penso que será essa a questão, padece da imponente voz feminina que existia nas músicas anteriores. Temos outro registo, outra forma de ser... mas como somos humanos sofremos de um sentimento que se chama: saudade. Somos bichos de hábitos e resistentes à mudança... não estamos com isto a dizer que as músicas sejam más ou que não valorizemos a banda no seu todo, mas podemos sim dizer: para já sinto falta da voz dela e ainda não me rendi ao que me apresentaram porque estou habituado a outro registo!

Será assim!?