1 de março de 2011

The Singles por keep breathing

Esta não é uma crítica a uma música, mas a cinco (seis?) músicas diferentes. É uma crítica a uma banda sonora. Num filme, cada uma destas músicas teria um momento para ser incluída. E umas exigiriam close-ups, outras encaixariam com planos distantes...

A primeira música tem 2 minutos e 18 segundos e parece-me ser indie-pop da moda. Com que isso tem de bom e de mau. Ouve-se muito bem, faz-nos sorrir. Mas continua a faltar qualquer coisa… Quero sentir aquele vibrar interno e intenso que a maioria das músicas dos The Gift me provoca! Mas não sinto… ainda?

A segunda música dura até aos 5 minutos e 48 segundos. E finalmente começo a sentir-me em casa! O meu coração acalma à medida que a voz da Sónia – finalmente! – se impõe. E impõe-se sem explosões. Percebo, então, que sou eu que não preciso de explosões... Quando ouço uma música, ouço-a com as minhas circunstâncias. E as minhas circunstâncias pedem mais músicas como esta… Pedem mais FM e menos AM... Mas aqui e agora estou completamente sintonizada com a banda. Obrigada, The Gift!

A terceira música prolonga-se até aos 8 minutos e 8 segundos e, depois de um início abrupto de que não gostei muito (aliás, acho que também foi o início estranho com que mais antipatizei na RGB ontem…), volto a sentir-me novamente em sintonia. Durante mais um minuto e meio parecem voltar à segunda música e são – mas sem dúvida! – a MINHA banda.
Nova mudança brusca de direcção. E eu volto a franzir o sobrolho. Mas se iam tão bem…?! Esta nova música é curtinha, apenas 1 minutinho, até aos 9 minutos e 3 segundos. Até é engraçada – mérito total da voz da Sónia!

A quinta música dura apenas uns segundinhos. Até aos 9 minutos e 45 segundos. E volta a viver da voz da Sónia. Esta música com outra voz…

E chegamos à sexta música. Que é a primeira. E eu e as minhas circunstâncias também pedimos um FM diferente, acho… Pop, sim. Feliz, sim. Colorido, sim. Mas a ir mais além, a fazer-nos querer ir mais além, a puxar por nós. A música dos The Gift sempre puxou por mim. Amanhã puxam por mim?





3 comentários:

Anônimo disse...

onde está "pedem mais FM e manos AM" era para estar "pedem mais AM e menos FM".
i'm sorry!
keep breathing

even_flow disse...

:)
identifico-me sempre com o que escreves. keep breathing!

Anônimo disse...

e eu digo o mm de ti, even_flow :)
os teus textos estão demais!
keep breathing